Como é nascer no Brasil?

Pesquisa realizada pela FIOCRUZ retrata a assistência no Brasil.

Anote: Próximo sábado,RODA BEM NASCER MANGABEIRAS -  31 de janeiro, às 9h30, no CEAM-Centro  de Educação Ambiental, no Parque das Mangabeiras com o tema NASCER NO BRASIL.

O documentário sobre o tema “Parto, da violência obstétrica às boas práticas e a cesárea, mitos e riscos”  dá voz às mulheres brasileiras, que relatam suas experiências em seus trabalhos de parto.  Segundo a revista Radis, da FIOCRUZ, “é o primeiro e mais completo levantamento nacional sobre parto e nascimento no Brasil”. A publicitária Bia Fioretti fez o levantamento em todos os estados brasileiros, conversou com 174 pessoas, entre mães, pais e profissionais de saúde, em 23 instituições públicas de saúde e  da área suplementar em 12 cidades. As entrevistas foram feitas de 2011 a 2012. Uma  oportunidade de conhecer como está a assistência a partos e nascimentos no Brasil.

A RODA BEM NASCER  é gratuita e aberta para mães, pais e demais interessados (levar um lanche para compartilhar).  A ONG Bem Nascer promove rodas de conversa para gestantes desde 2001. Nela há uma troca de informações e experiências. “O formato circular é democrático e favorece a fala de todas as mulheres. Num ambiente acolhedor e feminino, a gestante tem a oportunidade de tirar suas dúvidas, de construir seu parto, de buscar e achar os melhores caminhos”, informou a jornalista Cleise Soares, fundadora da ONG Bem Nascer juntamente com Dr. Marco Aurélio Valadares, do Núcleo Bem Nascer.

Informações completas sobre a pesquisa:

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/anexos/nascerweb.pdf