As cores na gestação

As Cromoterapia aponta as cores e suas ações sobre o corpo.

 Você pode trazer a natureza e as suas cores para dentro da sua casa. Vamos começar por abolir as roupas pretas. Escolha as cores claras, o branco, o azul, o verde, o amarelo, o vermelho. Alguns momentos por dia tire para se aquietar. Ponha uma almofada nas costas, acomode-se bem. Escolha uma cor: o azul acalma, harmoniza; o rosa é a cor do amor e tem a ver com a chakra do coração e as emoções; o verde é saúde, energiza, ativa o corpo físico e o violeta purifica e eleva a mente.

Imagine-se em uma paisagem com a cor escolhida: uma árvore cor de rosa, muito verde ao redor, uma árvore violeta. Imagine-se à beira mar ou de um lago, visualizando o azul; veja o céu. Use  sua imaginação para criar paisagens mentais. Isto feito, respire lentamente imaginando-se naquele lugar e absorvendo aquela cor. Veja esta cor entrando em seu corpo, indo até o útero, envolvendo o seu bebê. E relaxe, curta este momento.

Quando estiver se sentindo muito cansada. Sente-se confortavelmente e comece a imaginar um sol verde no centro do seu peito. Concentre-se nele ao inspirar. Depois solte lentamente o ar e imagine que ele está expandindo seus raios em todas as direções. Veja o coração levando o verde junto com o sangue pela corrente sanguínea e o verde percorrendo seu corpo, as pernas, os braços, o tronco, a cabeça. Respire e deixe a energia circular em seu corpo. Depois, relaxe, curta o momento de comunhão com seu filho. Converse com ele telepaticamente e deixe de seu coração fluir amor por ele. Ele recebe e sente sua vibração.

A cor rosa também pode ser imaginada no centro do peito, ela tem mais a ver com o lado emocional. Se estiver triste, deprimida, imagine o rosa como um sol no centro do peito e faça respirações lentas e conscientes. Ao inspirar, imagine que está cheirando uma flor cor de rosa. Depois, solte o ar lentamente pela boca. Relaxe e curta o momento.

Para o violeta, imagine que está debaixo de um ipê roxo. As pétalas estão pelo chão. Você se vê sentada debaixo da árvore. Respire lentamente e imagine que o e violeta está inundando a sua cabeça ao inspirar e ao soltar o ar, todo o peso da cabeça sai. Depois imagine o violeta no coração, limpando as dores e ao soltar o ar deixe o peso do coração sair. Depois imagine o violeta em todo o corpo. Um halo se formando em torno do seu corpo. Respire lentamente, relaxe e medite no silêncio.

E o azul pode vir do mar e das águas. Sente-se na areia e veja o ir e vir da maré. Sente-se no alto da montanha, ao lado de um lado e sinta a profundidade, veja o céu refletido nas águas. Respire azul. Forme um halo azul em volta do corpo, descanse dentro dele.

E viva a gestação com mais energia!

(Dicas de Cleise Soares - Professora de Yoga e Jornalista)