As Doulas tiram as dúvidas!

Vanessa Aveline  ajudou a tirar dúvidas sobre a doulagem.

As gestantes presentes  na última edição do 'Curso de Preparação para o Parto Humanizado', promovido pelo Núcleo Bem Nascer na Associação Médica de MG, tiraram as dúvidas sobre qual o papel de uma Doula durante a gestação e na cena do parto. As doulas presentes, Isabel Cristina dos Santos, Vanessa Aveline e Lena Rúbia responderam as dúvidas. As falas foram postadas na sequência em que falaram durante a roda de apresentação que coordenaram antes das palestras.

Vanessa Aveline (na foto, de amarelo)  fez o público rir, muito baixinha, foi para o meio do auditório para que todas a enxergassem.  "A doula faz parte de uma equipe que vai ajudar nesse momento. Jamais exclui o pai. O parto bom é aquele que o casal toma conta do processo; ideal que sejamos invisíveis naquele momento. Eu gosto é quando o casal se expressa. A gente é doula da mulher e, às vezes, do acompanhante. Procuramos criar uma ambiência favorável".

Isabel: "Procuramos passar informações, não entramos na parte técnica. Procuramos primeiro conhecer o perfil da mulher, mas  a construção é do casal. Quais as dúvidas delas? É pessoal, individual. A doula ajuda a fazer o Plano de Parto. A doula na assistência busca amenizar as dificuldades.Na hora do parto, cuidamos da ambiência, do apoio; depois do parto, auxiliamos nos cuidados com o bebê. Vem uma tristeza, que ela não sabe de onde. Doula não é psicóloga. Cada uma traz a sua formação.  Vanessa é enfermeira, eu sou especializada em terapias complementares. Procuramos primeiro que tudo ouvir, qual é a demanda desta mulher? Antigamente, havia uma rede de apoio em volta da gestante, a família. Há vários mitos que levam à cesárea. A mulher deve procurar profissionais conscientes e ter uma assistência com a responsabilidade compartilhada."

Vanessa: A doula, no momento mais crucial, no trabalho de parto, ajuda no alívio à dor e dá conforto para a mulher. Ajuda a mulher a entender o processo; é 50% informação, 50% de alívio para a mulher. Medo faz tudo  potencializar;  a informação quebra barreiras."

Isabel (durante a palestra) falou sobre anestesia: "É a mulher quem decide. Deve buscar se trabalhar para evitar a anestesia química. A doula oferece os métodos não farmacológicos de alívio à dor, a "aquadural", banhos de chuveiro e banheira. Sugere que ela possa retardar o máximo possível, pois uma intervenção puxa a outra." Vanessa  lembrou que "já é comprovado que a doula diminui as chances do uso de outras intervenções." Lena Rúbia chegou depois da roda de apresentação, falou pouco, mas falou tudo: "O melhor parto é o parto possível".

Algumas as mulheres pediram os contatos das doulas que atendem junto aos obstetras do Núcleo Bem Nascer. Segue:

Isabel Cristina dos Santos - 31-97902951 (Tim), 8805.6673 (Oi) - e-mail: isabellotus@yahoo.com.br

Vanessa Aveline - 31-7150.0032 (Vivo) - e-mail: vanessadoulamg@yahoo.com.br

Lena Rúbia - 9201.9214 - lenaborgo@hotmail.com

Dapne Paiva Bergo - 92582195 - e-mail:daphnepaiva@yahoo.com.br