Respiração - Uma aliada no parto

Pense no verde, respire fundo....

Uma das maiores aliadas em um trabalho de parto é a respiração. Tem tudo a ver com o ritmo do parto, com o seu estado de espírito naquele momento. A respiração acalma e ajuda na concentração. Recomenda-se a seguinte respiração. Inspire imaginando que está cheirando uma flor. Ou seja, respire forte, profundo e com vontade. Depois, imagine que está soprando uma vela, sopre longe, deixe o ar sair devagarzinho. Esta mesma respiração pode mudar de ritmo quando chegam as contrações. Você pode respirar e soltar de forma repetida e mais rapidamente. 

Pratique a respiração desde já. Em todos os momentos, lembre-se da respiração. Sente-se confortavelmente todos os dias, concentre-se no ir e vir do ar no seu corpo. Lembre-se, seu filho está respirando o mesmo ar e no mesmo ritmo que você. Se você se acalma, o bebê também acalma. Leve a mente para uma cena da natureza, com verde ao redor: ou se preferir pense no mar, nas ondas indo e vindo, no céu azul. Coloque uma música suave, com sons da natureza e relaxe. Prepare-se para o grande momento. 

Para concentrar, é bom também emitir sons. O mantra U, por exemplo. Inspirado nas índias que o emitem durante a contração, ele pode ser treinado antes ou usado na hora do trabalho de parto. Quando a contração vier, respire fundo, solte o ar emitindo o som uuuuuuuuuuuuuuu. Algumas gestantes usaram e gostaram do mantra que, naquele momento, se transforma em mantra hurro...Algumas mulheres também usaram a vocalização da letra Aaaaaaaaaaaaaaaaa  dizem que ajuda a relaxar o maxilar e o corpo. Vale experimentar!

Cleise Soares (professora de Yoga)