Aprenda a cuidar da pele e dos cabelos - Cobertura da palestra de Dra. Adriana Biagioni

29/08/2014

O auditório da Associação Médica de Minas Gerais ficou lotado na última quarta feira para curso “Preparação para o Parto Humanizado”. O evento, que estava suspenso, retorna com uma palestra sobre “Cuidados com a Pele na Gestação”, ministrada pela dermatologista Adriana Biagioni. Ela esclareceu as gestantes e casais grávidos presentes sobre os medicamentos e cosméticos que devem ser usados ou evitados. Na sequência, Dr. Renato Janone falou sobre as alterações mais comuns durante a gestação.

 A palestra foi promovida pelo Núcleo Bem Nascer, que reúne médicos afinados com a assistência humanizada ao parto e nascimento. A partir de agora, até novembro, as palestras acontecem mensalmente. Na próxima edição, será enfocada a ‘Fisioterapia na Gestação’, com a fisioterapeuta Sabrina Baracho. A cada edição, um dos médicos participa como palestrante, o próximo a palestrar é o obstetra Sandro Ribeiro.

Dicas

Dra. Adriana recomendou às gestantes que utilizem o mínimo possível de maquiagem: “as grávidas têm um volume sanguíneo  maior e ficam mais propensas a absorver as substâncias dos produtos, durante a gestação é comum alterações na pigmentação, podem aparecer sardas mais escuras e pintas. É muito comum, também, a ocorrência de Melasmas, manchas escuras que podem surgir no rosto, no buço, queixo e testa. Depende de predisposição pessoal.  Não se fala em cura, mas em tratamento”, esclareceu Adriana.

Protetor Solar

A médica aconselhou as grávidas a evitarem produtos acima do fator 30, que contém mais substâncias químicas.  “Melhor combinar protetor solar com filtro físico, como  produtos, bases e pó compacto com filtro solar, associar com o uso de bonés ou chapéus. O filtro solar deve ser usado  20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, várias vezes ao dia e mesmo em dias chuvosos ou dentro de casa”.

Estrias

O grande terror das gestantes, as estrias foram abordadas pela dermatologista: “dificilmente voltam ao normal. Estrias são como cicatrizes, muito profundas” Uma das formas de prevenção, é o uso de hidrantes.  Mas, “nem todos os hidratantes podem ser usados, mesmo hidrantes comuns podem causar problemas”, alertou. As estrias são menos comuns em gestantes mais velhas.

Muitas gestantes usam óleo para hidratar. Dra. Adriana explicou que o óleo não hidrata, apenas forma uma película de proteção e diminui a perda de água da pele.  Deu a dica: “use o óleo antes do banho para evitar perder oleosidade. Evite hidrantes à base de ureia e cânfora e, de preferência, sem cheiro. Com o tempo seco, o ideal é hidratar várias vezes ao dia”.

Sobre os cuidados com a pele, Dra. Adriana deu outras dicas: “não lave muito o rosto e use água fria. Não utilize sabonetes ácidos. Se for fazer limpeza de pele, oriente a esteticista quanto a não utilização de produtos abrasivos. Evite sabonetes antibacterianos, pois há em nossa pele bactérias benéficas que fazem parte da flora e acabam sendo removidas. O ideal são sabonetes neutros, com pouco perfume e de glicerina”.

Acnes

Acomete a 25% das grávidas e costumam aparecer no primeiro trimestre. Alguns alimentos favorecem: “Evite açúcar e ômegas 6 e 9, chocolate, massas bancas, prefira os alimentos integrais. O uso de ácido fólico também pode causar acne”.

Queda dos Cabelos.

 Costumam ocorrer quedas durante a gestação. “É normal. A queda é fisiológica. Durante um período da gravidez - no terceiro trimestre,  os cabelos param de cair, ficam apenas na fase de crescimento.  Depois do parto, entram na fase da queda. Alguns fatores genéticos influenciam, como por exemplo, a genética familiar – tendência a perder cabelos, o stress físico ou emocional”.

Tintura dos cabelos

Dra. Adriana disse que “agora pode, antigamente os produtos continham metais pesados, hoje é possível encontrar tinturas sem eles. Deve-se evitar tinturas no primeiro trimestre, a partir da 12ª semana os riscos são menores.  Não é bom descolorir os pelos do corpo. Pode irritar e ressecar. Melhor usar apenas água oxigenada”.  Recomendou o uso de henna natural. Evitar alisamentos, progressivas e permanentes  “não mexa com nada que vai mudar a estrutura dos fios”, alertou.

Depilação

“Deve ser feita com cera morna, nunca a laser. O ideal é usar gilete, quanto menos mexer, melhor”. 

Unhas

 “As unhas podem ficar quebradiças e opacas. Podem ser  pintadas. Usar removedor sem acetona. Recomendo levar o próprio kit para fazer unhas nos salões”.

Cuidado com os mamilos

“Não é necessário passar óleo, os mamilos têm glândulas que  produzem lubrificantes. Quando estiver amamentando, é bom passar o leite nos mamilos, ajuda a protegê-los.". Segundo Dra. Adriana, tomar de cinco a 10 minutos de sol nas mamas é bom também.

Drenagem linfática

Pode, mas o ideal para o inchaço  é o uso de meias de compressão”.

ESTOU GRÁVIDA. E AGORA?

Dr. Renato Janone mostrou que histórias e estórias ouvidas pelas gestantes influenciam em sua opinião sobre o parto. “Ela ouve histórias das mães, das avós, alguns relatos são verdadeiras tragédias”. Para ele, o “pré-natal é um momento de realização, de alto astral, para se divertir. Não é para ficar tensa”..

A gravidez afeta, segundo ele,  os sistemas locomotor, endócrino, cardiovascular e respiratório. Ele se referiu a alguns incômodos relatados pelas grávidas: “Estou cansando a toa. A pressão arterial costuma cair, ela fica sonolenta, tem mais náuseas e enjoos. Tenho câimbras com os estiramentos. Faça alongamentos antes de se levantar”. Questões também levam a formigamentos das mãos, dos pés:  “o rim filtra mais e elimina mais eletrólitos, o que pode causar mais câimbra”.

Dormir do lado esquerdo é o mais recomendado?  “sim, pois grandes vasos sanguíneos passam pelo lado direito e é mais confortável para a mãe e o bebê”.  Para evitar perdas urinárias, deve-se fazer exercícios com o períneo, para fortalecimento da musculatura pélvica.  “Sugeriu que se consuma o mínimo de 3 litros de água por dia, um litro pela manhã, um a dois à tarde”.

Podem ocorrer, durante a gravidez, lapsos de memória Segundo Janone, é a ação da progesterona. Para quem tem azia, “hoje existe um arsenal terapêutico, remédios muito bons e eficientes. Medicamentos que dão alívio imediato e apagam o incêndio. Não precisam ficar sofrendo. Façam alimentações leves e mais frequentes. Podem eliminar alimentos com tanino (vinho tinto), chocolate. Elevar um pouco a cabeceira da cama também ajuda a evitar os refluxos”.

Sobre a libido sexual, há casos de melhora ou piora: “não tem problema relações sexuais, não machucam o bebe, podem amar à vontade”.

DICAS PRECIOSAS

Dra. Adriana Biagioni prometeu aos participantes que iria enviar uma lista de cosméticos e medicamentos indicados para gestantes. Segue a lista:

Prevenção de estrias: Preventin (Dermage - Rua Sergipe, 1252 tel 3889-8580) -óleo de amêndoas

Hidratantes corporais: Mater Skin - Luciara - Cetaphil creme ou loção hidratante - Hidrashower - hidratante para ser usado durante o banho  (Dermage: Rua Sergipe, 1252 tel 3889-8580)

Sabonete corporal: GH sabonete neutro glicerina - Sabonetes de glicerina em geral

Sabonete facial: Compose sabonete mousse (Dermage) - Rua Sergipe, 1252 tel 3889-8580 - Compose Camomila sabonete (Dermage) - Fisiogel sabonete líquido

Protetor solar: Senskin FPS 30 (Dermage) - Minesol FPS 30 - Photoage Mineral color FPS 50 (Dermage) - FPS mais alto, pode ser usado por ser apenas físico. 

Sheer Physical Defense FPS 50 - FPS mais alto, pode ser usado por ser apenas físico.

Óleo corporal: Óleo de amêndoas doces

Hidratante facial: Cetaphil loção hidratante - Fisiogel loção hidratante - Regenerage Face (Dermage)

Para os mamilos: HPA Lanolin Lansinoh - PureLan 100 Medela - Lanolina Natural pura

Quer falar com Dra. Adriana? adriana@clinicadapele.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias