Cuidados com a pele na gravidez

19/08/2014
cartaz palestra

O QUE PODE? O QUE NÃO PODE?

Quais cuidados tenho que ter com a pele na gestação? É uma pergunta frequente para muitas gestantes. Posso pintar as unhas? Posso usar acetona? Posso fazer depilação, tingir os cabelos, fazer escova progressiva?

A médica dermatologista Adriana Biagioni tem resposta para estas e outras perguntas. A palestra  “Cuidados com a Pele na Gestação”  marca o retorno – após um ano – do “Curso de Preparação para o Parto Humanizado”  promovido pelo Núcleo Bem Nascer. Será realizada na Associação Médica de Minas Gerais, av. João Pinheiro, Avenida João Pinheiro, 161 – Centro, dia 27 de agosto, de 19 às 22h. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone  3261.9561, com Eliana.

As gestantes costumam te procurar?

“Muitas gestantes vão ao consultório para se prevenir ou quando surgem alterações na pele,  existem algumas doenças que podem surgir  durante a gravidez, como a chamada ‘Pupp’, erupções na pele, ou o  ‘Melasma’, manchas escuras. Tem a ver com os hormônios, exposição solar e predisposição pessoal. A gestante deve ter alguns cuidados com medicamentos e cosméticos”.

Na palestra, Adriana Biagioni vai esclarecer sobre os medicamentos  que podem e os que não devem ser usados. “Muita coisa mudou nos últimos anos. Por exemplo, antigamente gestantes não podiam tingir os cabelos, porque os produtos continham metais pesados. Hoje, a partir dos quatro meses, podem ser usados produtos bem indicados”. 

Uma dúvida muito frequente. Posso pintar as unhas? Posso usar acetona? Posso fazer depilação?

E a linha que aparece na barriga, por que aparece? “Os hormônios da gravidez influenciam na pigmentação da pele, pintas põem ficar mais escuras, podem aparecer novas pintas e surgirem manchas”. Dra. Adriana fará recomendações sobre como evitar as tão temidas estrias na gravidez, “dependem de diferentes fatores, alguns genéticos, peso e idade da gestante, quanto mais velha, menos estrias”.

Queda de Cabelo

Tem que passar óleo na barriga? Como preparar o bico do seio? Escova progressiva?   Relaxamento? Pode?

Dra. Adriana explicou que durante a gravidez a sensibilidade da pele muda, assim como a imunidade. “Deve-se evitar maquiagens e alguns produtos”. Qual Protetor solar usar?  “Muitas pessoas tem alergia a uma substância chamada  ‘paba’,devem evitar protetores que a contenham”. 

E a queda de Cabelo, frequente depois do parto? “Depois do parto é comum. No terceiro trimestre os fios param de cair, estacionam na área do crescimento. Depois do parto, entre 3 e 6 meses, acaba a influência dos hormônios e o cabelo volta a cair. Como cresceram muito na fase anterior, vão para a queda”. Tem que usar algum remédio?

Dra. Adriana Biagioni atende na Clínica da Pele, Cabelos e Unhas (Unidade Belvedere), no Espaço Allure (Clínica Dermatológica do Instituto Mineiro de Endocrinologia) e no Ambulatório da Paróquia Nossa Senhora Rainha.

Após a palestra, publicaremos no site as dicas da Dra. Adriana Biagioni. No próximo semestre, as palestras vão abordar temas como o aleitamento materno, fisioterapia e psicologia na gestação, entre outros (veja quadro com programação abaixo).

Curso de preparação para o Parto Humanizado NBN

DATA 27 Agosto - 19:00 às 22:00 24 Setembro - 19:00 às 22:00 29 Outubro - 19:00 às 22:00 26 Novembro - 19:00 às 22:00
TEMA • Estou grávida, e agora?
• Cuidados dematológicos na gestação
Os três últimos meses – Plano de parto e preparo para o parto
• Fisioterapia na gestação
A hora H – Trabalho de parto e nascimento
• Cuidados com Recém nascido
 
• O Pós parto – cuidados e orientações
• Aleitamento materno
• Psicologia na gestação

Outras Notícias