Quarenta casais participam do Curso do Núcleo Bem Nascer

13/08/2015
Oitenta pessoas lotaram o auditório da Associação Médica de MG.

Em homenagem ao Dia dos Pais, tivemos na última edição do 'Curso de Preparação para o Parto Humanizado', dia 12 de agosto, na Associação Médica,  o depoimento de um pai, além de duas mães. Daniel Merida, Sara Lopes dos Santos e Daniela Schneider Raslan. Daniel divertiu os pais presentes com seu depoimento sincero e engraçado. A partir de agora, o pai terá voz em todos as edições, atendendo o pedido das mães, que consideraram importante a sua inclusão  como exemplo para os outros. Cerca de 40 casais - 80 pessoas - participaram das palestras sobre 'Cuidados Dermatológicos na Gestação", com a dermatologista do Núcleo Bem Nascer, Adriana Biagioni, e "Estou grávida, e agora?', com Dr.Renato Janone.

Adriana Biagioni, desta vez, participou como palestrante e mãe, revelando que está grávida. As doulas Vanessa Aveline, Isabel Cristina dos Santos e Lena Rúbia abriram a roda de apresentação e falaram sobre a doulagem, tirando dúvidas e esclarecendo como é o trabalho desta profissional dentro da cena do parto. Segundo Vanessa, "a doula faz parte da equipe que vai assistir o nascimento, jamais exclui o pai. O parto bom é aquele que o casal toma conta do processo e o ideal é que sejamos invisíveis naquele momento". Isabel explicou: "nós não entramos na parte técnica, buscamos passar informações. Primeiramente, procuramos conhecer o perfil da mulher, mas a construção é dos dois. É importante fazer um plano de parto, que é pessoal e individual, definir a maternidade  e os profissionais da assistência. A doula busca amenizar as dificuldades". Isabel disse que a doula ajuda na criação de uma ambiência favorável e, no pós-parto, pode auxiliar nos cuidados com o bebê". Para a doula Lena Rúbia, "o melhor parto é o parto possível".

Esta é a nona edição do Curso, que reiniciou em agosto de 2013. O obstetra Renato Janone fez um balanço: "O Curso não só alcançou as expectativas, como superou, tivemos este ano que oferecê-lo em um auditório maior. Mudamos a dinâmica, com mais depoimentos e palestras curtas. A participação do pai é fundamental no parto para dar segurança, apoio emocional, conforto e para vivenciar o nascimento do próprio filho, um momento absolutamente milagroso!". O Curso é pioneiro na Associação Médica de Minas Gerais. "Ajuda a trazer para dentro da corporação médica essa visão do parto baseado nas melhores práticas, onde o parto respeitoso, também chamado de humanizado, se torna mais difundido e ganha credibilidade", afirmou. Dra. Avelina Sanches acha que "o curso é muito proveitoso, tenho o retorno dos pais no consultório. É uma oportunidade deles conhecerem toda a equipe e, assim, sentirem-se mais seguros". Para ela, "humanizar o nascimento é oferecer um parto respeitoso, que aconteça de maneira  natural, possível, dentro dos limites de cada mulher, pois cada experiência é única". Dr. Marco Aurélio acentua: "Hoje somos referência em Belo Horizonte e o Curso é fundamental para integrar a equipe com o casal grávido, fundamental para melhorar o resultado no parto".

Sara Lopes fez o relato dos dois partos que vivenciou: uma cesárea intraparto, no nascimento de Francisco;  e o parto natural de João Carlos, este, assistido pelos obstetras Sandro Ribeiro e Alessandra Cotta. Daniel, de forma divertida, contou de seus receios e ideias anteriores sobre o parto humanizado. "Eu era contra, muito contra o parto. Imagina se acontecesse alguma coisa com meu filho". Disse que envolveu toda a família na tentativa de mudar a opinião de Sara. Sua ideia foi mudando aos poucos, assim que ficou conhecendo Dr. Sandro, que explicou: "A gente vai até o menino deixar, se não der, vai ser cesárea". Relatou a estranheza quando viu Dr. Sandro esticando dois lençóis no chão -  Sara estava sentada na banqueta de parto - , ele agachando para ver se o bebê estava chegando e a chegada de João Carlos. "Pegou o banquinho, encostou na parede. Dra. Alessandra agachou com uma lanterna e ficou observando. Disse: 'está vindo'. Dr. Sandro, na maior calma, tirou o celular e pôs uma música meio Zen. sentou-se de perna cruzada igual aos índios. Ele pegou o bebê e o colocou no colo da Sara". Relatou a diferença do primeiro parto, onde o bebê foi levado imediatamente pela pediatra. "Me envolvi totalmente no parto. Vi aquela coisinha mais linda, aquele menino cheio de saúde, não havia acontecido nada do que temia. Foi uma experiência extraordinária, inexplicável, não tenho como descrever a sensação, única, exclusiva, simples, espiritual e carnal". Daniela Schneider Raslau relatou o parto do filho Benjamin: "Pesquisei, achei que ia ter um parto orgásmico, que duraria 12 horas, bolsa íntegra; não foi assim, foi de forma respeitosa, mas com meus limites. Teria tudo de novo". Os depoimentos e a matéria completa serão publicados no próximo sábado.

Conforme o prometido, segue o link de uma das matérias que engloba as informações dadas pela dermatologista Adriana Biagioni no Curso de ontem.

http://www.nucleobemnascer.com/noticia/aprenda-cuidar-da-pele-e-dos-cabelos-cobertura-da-palestra-de-dra-adriana-biagioni

 

 

Outras Notícias