O parto na antiguidade

nas diversas culturas: India, China, Japão, Egito, Grécia e América Pré-Colombiana
27/01/2015
Autor: 
Emerson Godoi Cordeiro Machado

Os registros históricos a respeito do parto são muito antigos, datando de 6 a 7 mil anos a/C. São as esculturas encontradas na Turquia e que representam uma deusa sentada no trono e dando à luz, estando o recém-nascido visível entre suas coxas. Na Índia, na China e no Japão, as posições mais utilizadas eram verticais (em pé, ajoelhada, sentada e de cócoras), de acordo com os dados coletados por historiadores.

As cenas de parto no Antigo Egito são muito numerosas,e algumas delas célebres, como a do parto de Cleópatra, ajoelhada, ou de uma mulher que é auxiliada por Bès, considerado um deus protetor das mulheres em trabalho de parto. As estatuetas helênicas mostram que na Grécia Antiga a posição de cócoras era a mais usada. A mitologia Greco-latina faz alusão à posição ajoelhada como no nascimento de Artemis e Apolo, e também ao parto de Eileitia, a parteira divina, a quem numerosos templos e santuários foram consagrados.

Na América Pré-Colombiana predominavam também as posições verticais, entre os índios do México, Equador, Peru e Brasil. Em algumas tribos da América do Norte a posição em pé era a mais utilizada.

A cadeira obstétrica

A cadeira de parto é talvez o mais antigo aparelho postural obstétrico. Utilizada por sociedades antigas por muitos séculos, foi criada para ajudar a mãe no momento do parto. Seus mais antigos registros são do Egito, onde foi mencionada em vários papiros médicos.

Os assírios também usavam a cadeira, bem como as parteiras judias. Na Grécia, era recomendada por Hipócrates, e na antiga Roma, por Soranus de Éfeso, que fez a descrição da cadeira, mostrando seu valor para a prática médica.

O uso da cadeira obstétrica na Europa se deu até o final do século XIX.Existiam diversos modelos, que variavam de acordo com a condição social. Os  partos eram domiciliares e a maioria das famílias tinha sua própria cadeira para o parto. Em algumas comunidades de Portugal a cadeira era tutela do vigário da paróquia. Com seu aperfeiçoamento, os encostos passaram ser móveis, tornando-as mais cômodas.

No Brasil, o modelo mais confortável foi criado pelo Dr. Cláudio Paciornik. Essa cadeira obstétrica permite à parturiente liberdade de movimentação e a escolha da melhor posição para o período expulsivo. 

Do livro Gestação, Parto e Nascimento – Uma Visão Holística – de Emerson Godoi Cordeiro Machado)

(Esta cadeira é usada ainda hoje pela equipe do Núcleo Bem Nascer, na Maternidade Santa Fé, que a adquiriu na década de 80).

Outras Notícias