Parto Ideal x Parto Real

Parto ideal x Parto real, Este é o tema da próxima Roda Bem Nascer Mangabeiras, no próximo sábado, dia 25 de abril. O tema será abordado pela  psicóloga Renata Duailibi. A Roda Bem Nascer acontece no Centro de Educação Ambiental - CEAM, no Parque das Mangabeiras, às 9h30. A entrada é gratuita. A Ong Bem Nascer oferece esta Roda no parque desde 2004,  Os participantes devem levar um lanche para compartilhar. É aberta para gestantes, casais grávidos e demais interessados. 

Renata Duailibi resumiu um pouco que será sua palestra. Ela é parceira do Núcleo Bem Nascer.  

"A mulher tem que se preparar para a imprevisibilidade do parto, pois nem tudo pode ser como o planejado. Esta é uma questão que pode gerar frustrações. Quando se opta por um parto natural, a mulher não quer sentir muita dor. Mas a dor existe e sabemos que a dor é relativa de pessoa para pessoa. Não dá para generalizar.A mulher tem que se preparar para a imprevisibilidade do parto, pois nem tudo pode ser como o planejado. Esta é uma questão que pode gerar frustrações.

Fazer analgesia ou tentar vencer a dor?

Esta experiência é DE CADA GESTANTE, não há como fazer generalizações.

Outro ponto importante é sobre o tempo de trabalho de parto. O importante é não se prender muito na questão do tempo e não colocar isso como um fator estressante para o trabalho de parto.

E o principal a ser destacado é que a gestante pode ter super se preparado para o parto, ter feito Yoga, ido aos grupos de apoio, escolhido uma equipe realmente alinhada com a humanização do parto, mas no fim tudo terminar em cesárea.

E se mesmo acompanhada por uma equipe que segue as evidências científicas e mesmo assim seu parto terminar em cesárea, ela pode ter salvo a vida da mãe e a do seu filho.

Finalizando. mesmo não sendo o “ideal”, é o perfeito para aquela mulher e seu bebê, pois é único.Ninguém, nunca, vai viver essa experiência da mesma forma pois ela pertence somente àquela mulher e a sua família, que agora estará maior e com muito mais amor".